RSE - Responsabilidade Social das Empresas

Todas as empresas que se envolvem na RSE começam a agir de forma a melhorar a sociedade e o ambiente tanto quanto possível. Ao abandonar ou modernizar vários processos, cada vez mais empresas estão a contribuir para o desenvolvimento em vez de contribuírem negativamente.

  • A RSE ajuda a melhorar vários aspetos da sociedade e também ajuda a criar uma imagem positiva das empresas.
  • Os programas de responsabilidade empresarial são também uma ótima forma de elevar o moral no local de trabalho.
  • A RSE é frequentemente dividida em quatro categorias: impacto ambiental, responsabilidade ética, filantropia e responsabilidade financeira.

Em geral, podem ser distinguidos quatro tipos principais de responsabilidade social das empresas. Uma empresa pode envolver-se em qualquer uma delas individualmente, e não se envolver numa área não exclui necessariamente uma empresa de ser socialmente responsável.

Tipos de responsabilidade social das empresas:
  • Responsabilidade ambiental
  • Responsabilidade ética
  • Responsabilidade filantrópica
  • Responsabilidade financeira
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) da Magenta Favorita Unipessoal é, antes de mais, um modelo de negócio autorregulador que permite a uma empresa ser socialmente responsável perante si própria, os seus stakeholders e a sociedade. Ao praticar a responsabilidade social empresarial, também referida como cidadania empresarial, as empresas estão a tornar-se cada vez mais conscientes do impacto que têm em vários aspetos da sociedade. Os principais aspetos incluem: económicos, sociais e ambientais.
A responsabilidade ambiental é a base da responsabilidade social das empresas com base na preservação da natureza. Ao otimizar as operações e apoiar causas relacionadas, a Magenta Favorita Unipessoal LDA pode assegurar uma utilização mais eficiente dos recursos naturais do que antes do início das operações. As empresas conseguem muitas vezes uma utilização sustentável do ambiente. É possível prosseguir uma estratégia à custa de qualquer um dos fatores:

  • Redução da poluição, resíduos, consumo de recursos naturais e emissões durante a produção.
  • Reciclagem de bens e materiais em todos os seus processos, incluindo a promoção de práticas de reutilização com os seus clientes.
  • Compensar os impactos negativos através da reposição de recursos naturais ou causas de apoio que possam ajudar a neutralizar o impacto da empresa.
  • Distribuir conscientemente os produtos escolhendo práticas que tenham o menor impacto sobre as emissões e a poluição.
  • Criar linhas de produtos que melhorem estes valores.
A responsabilidade ética é o fundamento da responsabilidade social das empresas, baseada num comportamento honesto e ético. A nossa empresa estabeleceu os seus próprios padrões, embora forças externas ou exigências dos clientes possam moldar objetivos éticos. Exemplos da nossa responsabilidade ética incluem:

- Tratar todos os tipos de clientes de forma justa, independentemente da idade, raça, cultura ou orientação sexual.
- Tratamento positivo de todos os empregados, incluindo salários e benefícios favoráveis acima dos mínimos estabelecidos. Isto inclui uma consideração justa na contratação de todas as pessoas, independentemente das diferenças pessoais.
- Divulgação atempada e respeitosa das preocupações operacionais aos investidores e clientes. Embora absolutamente desnecessária, a nossa empresa optou por gerir as suas relações com intervenientes externos para além do que é exigido por lei.
Todos os anos o nosso planeta sofre devido à poluição. Grandes volumes de plástico, utilização ineficiente dos recursos naturais, desperdício de energia. Tudo isto irá afetar a nossa qualidade de vida a longo prazo. A Magenta Favorita empresa está a fazer a sua parte pelo ambiente:
- Apoiamos a separação dos resíduos.
- Todos os documentos de trabalho são preenchidos na parte de trás, para poupar papel.
- No escritório, utilizamos lâmpadas de díodos economizadores de energia para iluminação.

Porque deve uma empresa implementar estratégias de RSE?

Apesar da ajuda óbvia à natureza e da boa mensagem global, muitas empresas também vêem a RSE como uma parte integrante da sua imagem de marca. As empresas acreditam que os clientes são mais propensos a fazer negócios com marcas que consideram ser mais éticas. Neste sentido, as atividades de RSE podem ser uma componente importante das relações públicas empresariais. Ao mesmo tempo, alguns fundadores de empresas estão também motivados a envolverem-se na RSE devido às suas crenças. Em qualquer caso, a RSE tem muitas conotações positivas para todas as partes. Ao trabalhar em conjunto com todas as pessoas do planeta, a Magenta Favorita Portugal pode mudar o nosso futuro. Juntos, podemos tornar a natureza mais limpa e mais verde, os negócios tão confiantes e transparentes quanto possível, e a relação entre as pessoas é aberta e de boa índole.