Um designer de jogos é um criador de mundos virtuais

Há muita criatividade no trabalho de um designer de jogos, mas ao mesmo tempo está sujeito a um processo de produção claro. Não se pode simplesmente decidir que a personagem principal será um lobo, por exemplo. É preciso justificá-lo. É necessário responder a uma série de questões, tais como:
  • Porque é que o lobo vai ser a personagem principal? O que é que o liga às outras personagens?
  • O que é que torna o lobo único?
  • Qual é o seu passado? Para que serve este lobo e o que se passa à sua volta?

Toda esta história é necessária para manter as pessoas interessadas em seguir a personagem.

Um designer de jogos deve ser capaz não só de criar, mas também de fazer cálculos, balanços, etc. É necessário analisar constantemente os projectos que estão atualmente no mercado, os géneros e os jogos que estão no TOP em diferentes países. Além disso, um designer de jogos precisa de jogar sozinho. Isto é necessário para perceber quais são as "fichas" que atraem as pessoas para os jogos.
Os jogos de computador são muito populares entre as crianças e os adolescentes. Muitos adultos também gostam de passar tempo em mundos virtuais. Além disso, algumas pessoas ganham dinheiro a jogar jogos. Os jogadores profissionais recebem somas com seis zeros por ganharem torneios. Hoje, no blogue da Magenta Favorita IT, vamos falar sobre aqueles que criam jogos de computador. Vamos falar de designers de jogos.

Criatividade, análise e matemática
Um designer de jogos é um especialista que concebe um jogo do princípio ao fim. É uma espécie de diretor de jogo no mundo dos jogos. Um designer de jogos descreve o aspeto, o funcionamento, o som, a monetização, etc. de um jogo. É responsável por todo o processo de criação do jogo e coordena o trabalho da equipa de desenvolvimento. O designer de jogos determina completamente o percurso de desenvolvimento de um jogo de computador e o tipo de produto que o utilizador irá obter. Colabora com argumentistas, programadores, designers de níveis, artistas gráficos 3D, compositores, actores e outros participantes no processo.

As responsabilidades do designer de jogos incluem
  • criar ou selecionar uma ideia para um jogo, bem como criar um conceito de jogo;
  • redigir um documento que descreva todo o jogo e a forma como será produzido - o documento de conceção do jogo. A sua aprovação junto da editora;
  • conceber as regras e a jogabilidade do jogo;
  • escrever a história e criar personagens;
  • ajustar o equilíbrio do jogo;
  • análise dos processos de jogo e monetização;
  • Dirigir a produção do jogo durante a fase alfa. Lançamento de uma versão de demonstração do jogo;
  • Participação ativa nos testes da versão beta e da versão final do produto. Acompanhamento e análise dos testes de utilização;
  • Gestão do lançamento do jogo no mercado - lançamento e correção de erros, lançamento de actualizações.
Qualidades, conhecimentos e competências necessárias
As duas competências mais importantes de um designer de jogos são comunicar rápida e claramente os seus pensamentos aos colegas e criar um documento de conceção do jogo que todos possam compreender. Este documento será constantemente consultado por toda a equipa que trabalha no projeto. No processo de desenvolvimento do produto, o documento de conceção do jogo deve ser constantemente alterado e melhorado. Deve ser redigido de forma a que qualquer membro da equipa possa navegar nele facilmente e compreender do que se trata.

Que outros conhecimentos e qualidades são importantes no trabalho de um designer de jogos?
  • Conhecimento profundo de tudo o que está relacionado com jogos de computador; vasta experiência de jogador;
  • conhecimentos de programação, física, matemática, design;
  • criatividade, boa imaginação, raciocínio espacial bem desenvolvido;
  • espírito analítico;
  • capacidade de calcular e avaliar as suas ideias;
  • capacidades de organização;
  • capacidade de comunicação, capacidade de apresentação coerente e estruturada dos seus pensamentos.
Show more