Implementação do sistema CRM na empresa

Quais as tarefas que o CRM resolve
Os sistemas de CRM são personalizados para diferentes tarefas. A partir daí, depende da funcionalidade:
  • Sistema de gestão do serviço ao cliente
  • Sistema de gestão de vendas
  • Sistema de gestão de marketing
  • Sistema de gestão da comunicação
  • Sistemas multifuncionais
  • Sistemas para nichos de produtos individuais
A esfera da tecnologia da informação está a desenvolver-se rapidamente e oferece às empresas várias ferramentas. Uma delas é o sistema CRM (gestão da relação com os clientes). Este sistema é utilizado por milhões de trabalhadores em milhares de empresas. O CRM é uma forma de gerir as relações com os clientes e otimizar os processos empresariais.

De que depende a efetividade da implementação
O sucesso da implementação do sistema de CRM depende em grande medida da forma como a empresa considera o seu objetivo no seu negócio. É necessário compreender que o CRM não é um meio de resolver todos os problemas e tarefas - é apenas uma ferramenta que ajuda a realizar os objectivos. De acordo com os especialistas da Magenta Favorita, se os processos de negócios não estiverem bem estabelecidos na empresa, a implementação do CRM será ineficaz. Primeiro os processos empresariais - depois a automatização.

A implementação do CRM começa com a base de dados de clientes. As plataformas de CRM simplificam e optimizam a gestão da base existente. Por isso, é muito importante manter uma base de dados em Excel desde o primeiro dia da atividade. No processo de implementação do CRM, a base de dados é objeto de estruturação, segmentação, verificação e análise. Além disso, a partir da base de clientes processada, é possível gerir os canais de comunicação com os clientes, monitorizar o nível de conversão, testar diferentes hipóteses, etc. Fazer tudo o que, do ponto de vista do marketing, pode afetar a melhoria do desempenho da empresa. O CRM permite que os gestores trabalhem de forma mais eficiente. Podem obter relatórios mais rapidamente e tomar decisões objectivas e baseadas em dados.
A funcionalidade standard pode ser dividida em três categorias:
  1. Agregação de informações sobre os clientes. Os CRM modernos permitem-lhe reunir todos os contactos e outras informações sobre os clientes numa única secção. Num único cartão de cliente são armazenados todos os dados necessários.
  2. Acompanhamento do histórico de operações. Em qualquer altura, pode ver quando o negócio foi criado, quando o cliente pagou a encomenda, como o negócio passou pelas fases de implementação. Também é possível ver os comentários que os empregados deixaram durante o trabalho com o cliente.
  3. Atribuição de tarefas. O gestor pode definir tarefas para os empregados no CRM, dividi-las em etapas, atribuir uma pessoa responsável por cada etapa e controlar o seu processamento.
Desenvolvimento de CRM da Empresa de TI Magenta Favorita
Os sistemas de CRM são necessários a quase todas as pessoas que vendem algo ou prestam algum tipo de serviço. Se uma empresa tem apenas alguns grandes clientes, pode utilizar só uma folha de cálculo Excel. Mas será difícil trabalhar desta forma quando o número de clientes aumentar.

No entanto, o CRM também pode complicar a vida se não funcionar corretamente, se os funcionários ficarem confusos com a interface complexa, se passarem muito tempo a trabalhar no sistema, etc. Para evitar que estes problemas reduzam a eficiência dos processos empresariais, é necessário escolher o sistema certo e implementá-lo corretamente.

Ao escolher um sistema CRM, deve ter em conta os seguintes aspetos:
  • Objetivo. A maior parte das áreas é adequada a sistemas multifuncionais nos quais pode armazenar informações sobre clientes, efetuar transacções, gerir publicidade, etc.
  • Funcionalidade. A opção ideal - sistema CRM com um conjunto de funções apenas necessárias. As opções supérfluas podem confundir os empregados e distraí-los do seu trabalho.
  • Conveniência. É importante que os gestores e os empregados possam trabalhar confortavelmente com o sistema. Uma interface estranha torna o trabalho mais lento e pode dar origem a erros.
  • Integração. O CRM deve ser capaz de interagir com outros sistemas, tais como serviços de correio, programas de armazém e outros.

Além disso, não pode escolher um CRM a partir de soluções prontas a utilizar e desenvolvê-las. Assim, ele terá apenas as funções mais necessárias. Os especialistas da Magenta Favorita Portugal ajudá-lo-ão a compreender as nuances do CRM e a desenvolver um sistema que satisfaça as necessidades da sua empresa.
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