A profissão menos famosa de analista de negócios em

Como é o dia de trabalho de um analista de negócios:
  • Reuniões online ou offline com o cliente e a equipa de desenvolvimento;
  • Trabalhar com ferramentas de análise (gráficos, tabelas, documentos, etc.);
  • Pesquisa sobre o sector em questão;
  • Escrever especificações e outra documentação;
  • Consultar programadores, testadores, designers e outros membros da equipa de desenvolvimento;
  • Comunicar através de messengers e correio eletrónico.

O resultado do trabalho de um analista de negócios é a documentação sob várias formas: especificações, histórias de utilizadores, etc. A base de conhecimentos que o analista cria como resultado do seu trabalho aumenta o nível de certeza do cliente e da equipa de desenvolvimento. Ambas as partes compreendem o que vai ser feito, como vai ser feito, em que ordem e qual será o resultado final.
Como se pode perceber pelo nome da profissão, o trabalho do analista de negócios é analisar e compreender o negócio. É responsável por identificar, sintetizar e analisar informações de diferentes fontes externas e internas da empresa: ferramentas, processos, documentação. Durante a discussão da cooperação com os clientes, são identificadas as suas principais necessidades e problemas. Por outras palavras, o analista de negócios está sempre entre dois fogos. Por um lado, o cliente que precisa de resolver o seu problema. Por outro lado, a equipa de desenvolvimento que precisa de articular claramente o problema. No blog da Magenta Favorita Unipessoal, vamos falar sobre as profissões de TI. Hoje é o primeiro artigo desta série.

Funções principais e resultados do trabalho
Um analista de negócios estuda a área temática e os processos de negócios do cliente. Desta forma, ele determina o que precisa de ser feito para satisfazer o pedido do cliente. A visão do cliente e do analista de negócios sobre a resolução de problemas é muitas vezes diferente. Com base nos resultados da discussão e do estudo, o analista de negócios pode propor uma solução que é radicalmente diferente da forma como o cliente a vê. Esta é uma das principais competências profissionais de um analista de negócios - oferecer ao cliente o que ele realmente precisa, e não apenas satisfazer o seu pedido. A equipa da empresa Magenta Favorita IT conta também com analistas de negócios. Depois de o analista de negócios ter acordado com o cliente os requisitos para o software, deve analisá-los, dividi-los em elementos estruturais, descrever e transmitir as tarefas à equipa de desenvolvimento. Os programadores, por sua vez, podem apresentar os seus comentários e sugestões. Depois disso, o resultado final acordado com o cliente pode mudar ligeiramente, mas continuará a satisfazer os principais requisitos do cliente.
Perfil generalizado
O analista comercial é o elo de ligação entre a empresa e a equipa de desenvolvimento. Deve ter uma boa compreensão da parte comercial e técnica, ou seja, da forma como as ideias comerciais devem ser concretizadas num produto de software. Normalmente, um analista de negócios é uma pessoa suficientemente adulta para poder comunicar em igualdade de circunstâncias com clientes de diferentes níveis.

Muitas vezes, os analistas de negócios em TI são pessoas que não estavam anteriormente associadas a este sector: finanças, logística, saúde e outros. É uma prática comum entre as posições de TI passar para a análise empresarial a partir dos testes. Estes especialistas estão muito atentos aos pormenores. A passagem para a análise de negócios demora de três meses a um ano. O período depende da formação, dos conhecimentos e da experiência da pessoa. Se o seu trabalho estava relacionado com a vertente técnica, então é necessário menos tempo - três a quatro meses. Esta atividade não é para pessoas sem pensamento sistemático e analítico. Dois dos três analistas de negócios da Magenta Favorita Unipessoal LDA vieram das TI para a profissão.

As principais competências, qualificações e características de um analista comercial são as seguintes:
  • Alto nível de comunicação;
  • Maturidade na comunicação;
  • Compreensão do negócio e da tecnologia da informação;
  • Concentração;
  • Mentalidade analítica.
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